Se perder um aparelho já é uma vergonha, um atestado de incompetência para esse governo, o que significará perder dois?

Os jornais não param de noticiar questões referentes à situação da saúde pública no Pará. E o vereador Fernando Dourado, tem se destacado como o parlamentar que mais chama a atenção do poder público e de outros vereadores para as questões referentes à saúde da população. Dr. Fernando é médico e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, por isso não deixa de alertar o caos em que se encontra a saúde no Estado, como o exemplo de pacientes que sofrem nas filas do Hospital Ofir Loyola (HOL), único hospital de referência para o tratamento de câncer.

Diante de tantos fatos e do aumento das filas de pessoas com câncer no HOL, o jornal Diário do Pará noticiou hoje que a governadora Ana Júlia está sendo acusada de omissão pelo advogado Ismael Moraes. Ele afirma que a governadora está se omitindo em socorrer as pessoas que precisam de tratamento de câncer. Dr. Ismael afirma que Ana Júlia, como autoridade política, está em condições de determinar o remanejamento de verbas com base na urgência prevista em lei. “Ela não está determinando a instalação de equipamentos e a contratação de mão-de-obra para a operacionalização dos mesmos”, afirmou o advogado.

Dr. Fernando Dourado falou sobre essa matéria e lembrou, mais uma vez, do equipamento de radioterapia que será retirado do Hospital Regional de Tucuruí, por falta de uso, uma vez que nunca houve licitação para dar início às obras do espaço onde funcionaria o equipamento, que foi uma doação do Instituto Nacional do Câncer para a Secretaria Estadual de Saúde, na época que o vereador estava à frente da gestão. “Esse é um problema grave, vamos perder este equipamento que é muito importante e que pode aliviar o sofrimento de muitas pessoas”, disse o vereador. Esse equipamento chegou ao Pará em outubro de 2006. Já em dezembro daquele mesmo ano nós obtivemos a aprovação do projeto de obras civis, junto ao Coselho Nacional de energia Nuclear, entretanto, até hoje, o Governo do estado não conseguiu, nem mesmo, iniciar a licitação.

O democrata fez um pedido especial ao vereador Otávio Pinheiro (PT): “O senhor, que é do mesmo partido da governadora Ana Júlia, nos faça um favor, a mim e a toda a população paraense, peça que ela dê uma atenção especial a essa questão, pois, tudo o que conseguimos foi com muito sacrifício. Não podemos deixar que retirem esse equipamento de radioterapia de Tucuruí. Aquele serviço que ia ser instalado lá era de suma importância para a população da Região Sudeste e Sul do Pará. Seria o primeiro serviço de tratamento do câncer a ser implantado na Região, uma vez que, até hoje, somente o Ofir Loyola presta esse tipo de serviço a população do Pará”, concluiu Dr. Fernando.

Durante pronunciamento na sessão desta terça-feira (18), o vereador fez mais uma denúncia: Os médicos do Hospital Regional de Santarém estão sem receber há três meses e prometeram entrar de greve no próximo dia 20. “Vamos fazer alguma coisa governadora, não há mais desculpas, agora a secretária de saúde é do mesmo partido que o seu. A população não pode ficar prejudicada. E o que é mais grave Vereador Xerfam, naquele hospital regional, também, existe um aparelho de Radioterapia sem funcionar a cerca de dois anos e lá, pasmem, até as obras físicas para instalação do aparelho nós entregamos prontas em dezembro de 2006. Só falta o governo contratar o pessoal especializado e colocar o serviço para funcionar, mas, nem isso eles não conseguiram fazer em dois anos. Só pode ser má vontade. Fico imaginado que se perder um aparelho já é uma vergonha, um atestado de incompetência para esse governo, o que significará perder dois? ”, concluiu Fernando Dourado.

Leia outras Notícias:

» Descaso com a sáude pública é tema do debate na Câmara Municipal.

» Hospital Barros Barreto Completa 50 anos e Homenageia antigo Dirtetores.

» Sessão especial de 19/06/2009: "Projeto Morada Legal".

» Fernando Dourado faz sessão especial para falar das "Terras de Marinha".

» Vereador Fernando Dourado destaca ações do Democratas.

» Fernando Dourado realiza sessão especial para falar sobre a gripe A.

» Fernando Dourado fala sobre as terras de Marinha, durante sessão na CMB.

» Sessão homenageia os 90 anos da Faculdade de Medicina da UFPA.

» Relatório da saúde do Estado será entregue ao Ministro da Saúde.

» Vereadores aprovam projeto que beneficia alunos carentes.

» Saúde do Pará é a que recebe menos recursos federais

» Ultimo prazo para eleitores se regularizarem junto ao TSE

» 7 de abril – Dia do Jornalismo

» Comissão de Saúde volta a se reunir na CMB

» Câmara Municipal levanta novos debates sobre a saúde

» A saúde em foco na CMB

» Vereadores protocolam CPI da saúde

» Transito de Belém continua na pauta

» O Que Fez o Governo Lula por Belém

» A Saúde De Belém x o HPSM

» Abertura do Ano Legislativo

Veja a íntegra dos projetos apresentados, em anexo, bem como, a justificativa dos mesmos:

ESTACIONAMENTO EM SHOPPINGS E SUPERMERCADOS

ESTACIONAMENTOS PARA IDOSOS

 

: : Copyright© 2009 - Vereador Dr. Fernando Dourado - Todos os direitos reservados : :