Hospital Barros Barreto Completa 50 anos e homenageia antigos diretores

O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) completou, neste sábado (15), 50 anos de funcionamento. A comemoração da data aconteceu na sexta-feira (14) no auditório do Hospital e teve como ponto alto, a homenagem aos antigos diretores e colaboradores do espaço. Dentre os presentes, o vereador Fernando Dourado (DEM), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Belém; Eduardo Leitão, diretor do Hospital; Helena Andrade, vice-diretora do HUJBB, Dr. Almir Gabriel, ex-governador e ex-diretor do Hospital; Dr. Caetano Cassiano, Diretor do Hospital de Pronto Socorro Mário Pinotti, que estava representando o secretário municipal de saúde de Belém, além, de outros convidados. A solenidade foi presidida pelo reitor da UFPA, Carlos Manesch.

O evento começou com uma apresentação do coral Flor de Lótus, da Universidade Federal do Pará, composto por servidores e aposentados da Universidade. Logo após a apresentação, o servidor Natanael Santos fez uma capela do Hino Nacional. Após o Hino, houve entrega de certificados para os homenageados.

Ao falar sobre a importância do evento, o médico neurologista Eduardo Leitão, diretor do Barros Barreto, lembrou a história do hospital e destacou a importância dele para a saúde pública do Estado. “Tudo que é grave na saúde pública, acaba vindo aqui para o Barros Barreto. E temos conseguido superar as expectativas, apesar do pouco recurso. Todas as pandemias e epidemias que surgiram, foram superadas por nós, e, agora a Gripe A, que também estamos combatendo. Iremos hoje, homenagear os ex-servidores, a turma que fez a marca Barros Barreto, infelizmente, nem todos estão presentes, muitos nem estão mais entre nós, mas os que aqui estão, representam muito bem o hospital, desde a sua origem, até os dias atuais”, disse.

Para Eduardo Leitão, que assumiu há um mês a direção do HUJBB, há muitos desafios pela frente. Entre eles, colocar em funcionamento a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), cujo prédio está em fase final de conclusão. Segundo ele, o Hospital já dispõe de um acelerador nuclear, mas precisará de recursos humanos para a unidade funcionar. Para isso, precisa de parceria com outras instituições. "A Unacon vai otimizar o atendimento aos portadores de câncer, em especial aos que precisam de radioterapia", disse ele.
É importante ressaltar, que em seu pronunciamento o Reitor voltou a afirmar ser impossível a UFPa responsabilizar-se por todos esses servidores e que a ajuda do estado e dos Municípios será imprescindível.

O vereador Fernando Dourado, após saudar a todos os presentes em nome dele, do deputado Vic Pires e da ex-vice-governadora, Valéria Pires, disse: “Falar sobre o Barros Barreto não é difícil, especialmente pra mim. Sentimentalmente, eu diria que foi aqui, nesse auditório, que eu fiz meu curso de especialização em gestão hospitalar. Profissionalmente, após ter ocupado os cargos de Diretor do Pronto Socorro Municipal, secretario municipal de saúde de Belém e Secretário estadual, passei a respeitar ainda mais este espaço, o qual considero fundamental para o sistema de saúde pública”, disse o vereador.

Dr. Fernando falou também que o HUJBB não tem somente a função de atender a população na área da saúde. “Este Hospital é de fundamental importância para a educação dos profissionais de saúde que labutam nesta cidade, neste Estado e, até mesmo, em outros estados do Brasil. Quando ocupei o cargo de secretário estadual de saúde jamais vacilei em atender os apelos das Direções que por aqui passaram e que visavam propiciar melhorias no atendimento deste Hospital. Celebramos diversos convênios para repasse de recursos a este Hospital, dentre os quais: cerca de 3,5 milhões para construção da UNACON (Unidade de tratamento do Câncer), além, de outros recursos para implantação de uma Unidade de diagnóstico de Meningite, compra de respiradores para pacientes graves e, até mesmo, recursos para concertar o tomógrafo, além, de termos doado o prédio que alojava a URE AIDS.

Aliás, sobre UNACON, o Vereador declarou que soube, oficiosamente, que o equipamento de radioterapia que está parado no HR de Tucuruí será retirado pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), uma perda irreparável para nosso Estado e que todos juntos não devemos permitir.

Para concluir o seu pronunciamento, o vereador disse que é preciso apoiar o Barros Barreto, independente de ele ser um hospital federal. “Aprendi que o SUS é tripartite. É preciso apoiar, porque se queremos delegar que o Barros Barreto seja um hospital de referência, para o tratamento de certas doenças, como por exemplo, a Gripe A, não podemos abandoná-lo. Aliás, em relação a esse assunto nós já mandamos, inclusive, ofícios aos secretários de saúde do município de Belém e do Estado do Pará, para pedir subsídios para garantir atendimento adequado à população nos casos dessa gripe no Barros Barreto. Hoje sou Vereador e queremos honrar a todos aqueles que votaram e acreditaram na gente, por isso, permaneceremos lutando em defesa da saúde pública no Estado”, concluiu Fernando Dourado.

 

Leia outras Notícias:

» Sessão especial de 19/06/2009: "Projeto Morada Legal".

» Fernando Dourado faz sessão especial para falar das "Terras de Marinha".

» Vereador Fernando Dourado destaca ações do Democratas.

» Fernando Dourado realiza sessão especial para falar sobre a gripe A.

» Fernando Dourado fala sobre as terras de Marinha, durante sessão na CMB.

» Sessão homenageia os 90 anos da Faculdade de Medicina da UFPA.

» Relatório da saúde do Estado será entregue ao Ministro da Saúde.

» Vereadores aprovam projeto que beneficia alunos carentes.

» Saúde do Pará é a que recebe menos recursos federais

» Ultimo prazo para eleitores se regularizarem junto ao TSE

» 7 de abril – Dia do Jornalismo

» Comissão de Saúde volta a se reunir na CMB

» Câmara Municipal levanta novos debates sobre a saúde

» A saúde em foco na CMB

» Vereadores protocolam CPI da saúde

» Transito de Belém continua na pauta

» O Que Fez o Governo Lula por Belém

» A Saúde De Belém x o HPSM

» Abertura do Ano Legislativo

Veja a íntegra dos projetos apresentados, em anexo, bem como, a justificativa dos mesmos:

ESTACIONAMENTO EM SHOPPINGS E SUPERMERCADOS

ESTACIONAMENTOS PARA IDOSOS

 

: : Copyright© 2009 - Vereador Dr. Fernando Dourado - Todos os direitos reservados : :