Fernando Dourado realiza sessão especial para falar sobre a Gripe A

Aconteceu nesta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Belém, uma sessão especial para falar sobre o vírus Influenza A (H1N1), mais conhecido como gripe suína. O assunto, muito discutido na mídia no último mês, foi levantado pelos parlamentares nesta semana, após um pedido do vereador Fernando Dourado (DEM), que teve como convidados representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde (SESPA e SESMA), Hospital Barros Barreto, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), além, de outros profissionais de saúde e interessados no assunto.

Dr. Fernando Dourado iniciou a sessão, realizada no plenário da CMB, falando sobre a importância de se divulgar o tema, e, mais especificamente, em saber das ações que estão sendo feitas pelos órgãos de saúde competentes para combater uma possível pandemia (epidemia de alcance mundial). “Como presidente da Comissão de Saúde, me preocupo em solicitar esclarecimentos dos órgãos de saúde que atuam em Belém no que diz respeito ao vírus H1N1. Quais medidas estão sendo tomadas para combater os possíveis casos em Belém? Precisamos também divulgar o que deve ser feito em caso de suspeita da Gripe A, onde o paciente deve ir, como deve se cuidar caso apresente os sintomas da doença”, disse o vereador.

O democrata falou também da sua preocupação com a chegada das férias de julho. “Com julho chegando fico ainda mais preocupado, pois muitos jovens realizam viagens ao exterior, principalmente para os Estados Unidos. Como será o controle dessas pessoas todas vindas de locais onde existem focos da doença?”, questionou Dr. Fernando.

Ana Helfer, representante da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) falou das principais ações do Estado, para combater o vírus Influenza A (H1N1), e como começou a ser detectado o novo vírus no mundo. “Os casos de gripe suína começaram a acontecer no México. Os governistas, infelizmente, levaram cerca de dez dias para comunicar à Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a ocorrência dessa doença em humanos, o que de certa forma contribuiu para maior transmissão da mesma. A Organização classificou os casos como uma emergência no País. Somente após o aparecimento de novos casos em outros países que se começou a pensar numa pandemia”, disse Dra. Ana. Ela disse também que em relação às viagens ao exterior, já houve uma conversa com representantes da Paratur, de hotéis e de agências de turismo. “As pessoas foram orientadas sobre como deve ser o cuidado com os jovens que apresentarem o sintoma da gripe influenza A”, enfatizou Ana Helfer.

A Sespa está trabalhando para reduzir os riscos de contágio da doença, orientando a população, principalmente das pessoas que chegam a Belém, vindas de países ou Estados que já foram confirmados casos da Gripe A. “Estamos trabalhando em conjunto com todas as secretarias municipais de saúde, ANVISA, etc. Dentro do protocolo de tratamento da doença orientado pela OMS, a SESPA faz o acompanhamento do paciente, encaminha para um hospital de referência, hoje o Barros Barreto, e faz todos os procedimentos médicos necessários. A pessoa que tiver retornado nos últimos dez dias de países ou Estados com casos confirmados de infecção pelo novo vírus H1N1, deve ser acompanhada pela equipe da Sespa”, disse Dra. Ana Helfer

 A representante da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Dra. Leila Flores, falou que o município segue toda a normatização do Ministério da Saúde no que diz respeito ao combate da Gripe Influenza A, em parceria com o Estado. “Temos uma equipe que trabalha diariamente para fazer investigação dos casos suspeitos, diante de qualquer notificação, a vigilância entra em ação”.

Dra. Rita Medeiros, coordenadora acadêmica do Hospital Universitário João de Barros (ou Barros Barreto), que é referência no tratamento da Gripe A, explicou que em que pese a situação parecer muito simples, se a doença se transformar em uma pandemia, estima-se que cerca de 30% da população mundial seja afetada. “Nesse caso, teremos milhões de óbitos, pois, em cerca de 25000 casos já tivemos registrados 139 óbitos”, disse.

Quem quiser saber tudo sobre a gripe influenza A, basta entrar no site do vereador Dr Fernando Dourado: www.drfernandodourado.com.br, lá tem um link direto com o Ministério da Saúde.

 Sobre a doença no Brasil – O Ministério da Saúde confirmou no último domingo (7) mais um caso no país da nova gripe provocada pelo vírus Influenza A (H1N1). Com o novo caso registrado neste domingo, chega a 36 o número total de pacientes atingidos pela doença no Brasil, sendo que nove pessoas foram infectadas dentro do país.

Os casos confirmados no país estão distribuídos entre São Paulo (15), Rio de Janeiro (9), Santa Catarina (5), Mato Grosso (2), Tocantins (3), Minas Gerais (1) e Rio Grande do Sul (1).

 Outros 45 casos suspeitos de Influenza A estão sendo acompanhados pelo Ministério da Saúde em todo o país. Segundo o boletim, as amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Até sábado (6), relatório da Organização Pan-americana da Saúde (OPS) mostrava que 24.665 casos da doença foram registrados em 69 países do mundo.

Pandemia – A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou nesta terça-feira (9) que está perto de declarar o estado de pandemia no caso do vírus H1N1, que já contaminou mais de 26.500 pessoas em 83 países.

Leia outras Notícias:

» Fernando Dourado fala sobre as terras de Marinha, durante sessão na CMB.

» Sessão homenageia os 90 anos da Faculdade de Medicina da UFPA.

» Relatório da saúde do Estado será entregue ao Ministro da Saúde.

» Vereadores aprovam projeto que beneficia alunos carentes.

» Saúde do Pará é a que recebe menos recursos federais

» Ultimo prazo para eleitores se regularizarem junto ao TSE

» 7 de abril – Dia do Jornalismo

» Comissão de Saúde volta a se reunir na CMB

» Câmara Municipal levanta novos debates sobre a saúde

» A saúde em foco na CMB

» Vereadores protocolam CPI da saúde

» Transito de Belém continua na pauta

» O Que Fez o Governo Lula por Belém

» A Saúde De Belém x o HPSM

» Abertura do Ano Legislativo

Veja a íntegra dos projetos apresentados, em anexo, bem como, a justificativa dos mesmos:

ESTACIONAMENTO EM SHOPPINGS E SUPERMERCADOS

ESTACIONAMENTOS PARA IDOSOS

: : Copyright© 2009 - Vereador Dr. Fernando Dourado - Todos os direitos reservados : :