Sessão homenageia os 90 anos da Faculdade de Medicina da UFPA

No final da manhã desta quarta-feira (13) os médicos e vereadores Fernando Dourado e Abel Loureiro, ambos do DEM, presidiram uma sessão especial em homenagem ao aniversário de 90 anos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará. Para compor a mesa, Abel Loureiro convidou alguns dos principais médicos que passaram pela Faculdade de Medicina ao longo desses anos e tem grande representatividade no cenário da saúde tanto local como nacional, como: Dr. José Luis Carvalho, presidente da Sociedade Médico Cirúrgica do Pará,

Dr. Davi Bichara, vice-presidente da Associação Médica Brasileira da Região Norte, Dr. Fernando Guimarães, representante do Colégio Brasileiro de Cirurgião e a presença marcante do atual secretário municipal de Saúde, Dr. Antonio Vinagre.

Abel iniciou a sessão falando que são muitos os desafios encontrados na profissão de médico. Ele, que em 2008 foi empossado presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, fez uma homenagem especial a Sociedade Médico Cirúrgica do Pará. “Não poderia deixar de homenagear essa sociedade, em especial, por toda a sua história ao longo dos anos, através de um movimento médico moderno e atuante, comprometido com a digna prestação de serviços. Inaugurada em 15 de agosto de 1914, a Sociedade Médico Cirúrgica do Pará tem muita história boa para contar, são 95 anos de trabalhos sérios, por isso, fica aqui minha homenagem”, disse o vereador.

A Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará foi fundada em 1919, mas suas atividades só tiveram início em 1° de maio de 1920, com sessão solene no Salão Nobre do ginásio Paes de Carvalho, presidida pelo então governador do Estado, Lauro Sodré. Após 90 anos continua formando grandes profissionais, que atuam diariamente na área da saúde, salvando vidas e mostrando-se guerreiros diante de tantos desafios.

Fernando Dourado, vereador, médico e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Belém iniciou seu pronunciamento homenageando o médico Dr. Luis Antonio Senna, que no evento representava o Sindicato dos Médicos do Pará. O vereador parabenizou também a iniciativa do Dr. Abel Loureiro, que pediu essa solenidade para homenagear os 90 anos da Faculdade de Medicina da UFPA. “Foi uma iniciativa muito justa. Essa casa é o espelho da sociedade. Aqui acontecem discussões sobre temas polêmicos, criamos leis, mas, também, existe o momento para prestar homenagens, como essa do dia de hoje. Aqui, lembramos de pessoas ou entidades que fizeram alguma ação importante para a sociedade, pois, o que seria de nossa sociedade, que exemplos terão os mais novos se nós não homenagearmos aqueles que construíram e constroem as coisas boas, àqueles que se dedicaram e dedicam para a melhoria da qualidade de vida de nossa população” .

O vereador Fernando Dourado ressaltou, ainda, que seria preciso muito tempo para falar da história da Faculdade de Medicina da UFPA. “São tantas as histórias, que essa sessão não seria suficiente para contar. A trajetória da Faculdade também faz parte da minha vida, pois minha formação foi em medicina, pela UFPA. Temos na casa seis médicos um deles, inclusive, foi ex-presidente da Câmara. É uma representatividade forte e precisamos usar esse momento, ímpar, para falar dos problemas relacionados à saúde. Como vereadores, temos essa missão”, falou.

Dr. Fernando Dourado concluiu o seu discurso falando da atuação dos parlamentares na Câmara de Belém, onde já foi levantado tema como o novo processo unificado do vestibular. “Já me pronunciei sobre esse assunto e volto a falar que esse novo processo seletivo para as universidades é algo que ainda precisa ser discutido. Não se trata só da questão do preparo dos alunos, mas sim de desvantagens que esse processo vai ocasionar aos estudantes do Pará e de Belém. Por exemplo, existem cidades que são muito mais numerosas do que a nossa logo, muitas pessoas migrarão para Belém para prestar vestibular e ocupar as vagas que deveriam ser dos nossos filhos, dos nossos netos, enfim, da nossa população”, disse. Em relação a esse assunto a Câmara de Belém promoveu uma sessão especial para tratar do assunto e por proposição do Vereador Fernando Dourado foi enviada um ofício ao Conselho Universitário da UFPa mostrando a preocupação dos vereadores e o resultado foi que aquele conselho resolveu não tomar nenhuma decisão sem antes consultar a comunidade acadêmica, os estudantes secundaristas, enfim, a sociedade paraense.

O Vereador, também, falou da ameaça do MEC em reduzir o número de vagas a serem oferecidas a cada ano pela Faculdade de Medicina da UFPa em função de um estudo que considerou insuficiente a qualidade do ensino ofertado pela referida faculdade. Sobre o assunto ele falou: “ Se o MEC acha que o curso de medicina da UFPa não está apresentando uma boa qualidade, que apóie o curso, que mande técnicos para auxiliarem os nossos a organizar melhor o curso, que mande mais recursos para que os dedicados professores que hoje atuam naquela Faculdade não necessitem trabalhar de forma tão improvisada como o fazem hoje, fruto da falta de apoio do Min da Educação para com as necessidades do referido curso. Mas, reduzir as vagas? Não, isso não! Nós resistiremos a mais essa tentativa de discriminação contra nossa população”. Dourado encerrou seu pronunciamento dizendo: “ Porque o curso de medicina não é somente importante para a saúde pública no Pará. Ele é imprescindível. Parabéns e obrigado a todos.”

Leia outras Notícias:

» PROJETOS DE LEI APRESENTADOS PELO VER. FERNANDO DOURADO

» Relatório da saúde do Estado será entregue ao Ministro da Saúde.

» Vereadores aprovam projeto que beneficia alunos carentes.

» Saúde do Pará é a que recebe menos recursos federais

» Ultimo prazo para eleitores se regularizarem junto ao TSE

» 7 de abril – Dia do Jornalismo

» Comissão de Saúde volta a se reunir na CMB

» Câmara Municipal levanta novos debates sobre a saúde

» A saúde em foco na CMB

» Vereadores protocolam CPI da saúde

» Transito de Belém continua na pauta

» O Que Fez o Governo Lula por Belém

» A Saúde De Belém x o HPSM

» Abertura do Ano Legislativo

: : Copyright© 2009 - Vereador Dr. Fernando Dourado - Todos os direitos reservados : :