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COMO APROVEITAR O MÁXIMO DAS FESTAS DE FIM DE ANO SEM SE DESCUIDAR

Muitos, ao final de cada ano, se perguntam qual a receita ideal para resistir às delícias oferecidas neste período. Afinal, o que não faltam nessa época é festa, com certeza. Festas de amigo secreto, de encerramento das aulas, de confraternização no trabalho e, ainda, as ceias de Natal e de Ano Novo. Com tanta atividade, bebida e comida, você precisa se policiar para não comprometer muito seu estado de saúde e figurino, afinal resistir a tantas tentações é que não dá. Não é mesmo?

Também, penso que esse não seja o melhor momento para se pensar em dietas, pois, quando todos festejam o prazer de comer, você querer fazer dieta seria submeter-se a um duplo castigo, sem falar que dieta, muitas vezes, é sinônimo de depressão, tristezas e insatisfações, por certo, estados que você não merece viver nesta época. Pior, seria tanto stress que, provavelmente, pouco efeito tarria sobre seu corpo, pois, alguns estudiosos atribuem ao próprio stress, muitas das causas de se engordar.

E, se é verdade que engordar está mais relacionado a hábitos alimentares desregrados, não serão apenas duas semanas de liberdade no comer e beber que irão lhe comprometer o resto do ano quando, aí sim, você deverá se educar e aprender o que, quanto e como comer. Está mais do que provado que o organismo sabe compensar os descuidos ocasionais quando no dia-a-dia você obedece a uma alimentação balanceada.

Dicas para uma ceia saudável

Nós brasileiros, acostumados a seguir a tradição de países mais desenvolvidos e que trazem influência sobre nós, principalmente, os europeus, acabamos por nos deparar com uma tradicional alimentação alimentação de Natal adaptada ao inverno, que acomete aqueles países nesta época, em que pese, vivermos um verão, no sul e sudeste, e as beness e condições de um eterno verão, ou comos muitos dizem, mais verão e menos verão, principalmente, em nossa região Norte. Por isso, sem que se mutile as tradições, vvocê pode e deve substituir alguns dos elementos mais gordurosos das tradicionais ceias européias, por legumes e frutas cultivadas, aqui mesmo, ou, pelo menos, no Brasil. Eles servem de enfeites para os pratos típicos, tais como, peru e chester, e muitas vezes, os deixam, até mesmo, mais bonitos e, principalmente, mais apetitoses e saudáveis.

As frutas podem também ser uma excelente opção de sobremesa ou fazer parte de saladas mistas e coloridas.

O que comer: carnes de aves (peru, frango, chester), peixes, lombo de porco magro, saladas verdes, frutas da estação (manga, pêssego, ameixa, uva, etc), legumes diversos, arroz e farofa elaborados com vegetais picadinhos (adicione frutas à farofa), sobremesas (frutas frescas, gelatinas, o tradicional Panetone - com moderação). Frutas secas (uvas passas, tâmara, ameixa, damasco) e sementes (pistache, nozes, castanha, avelã, pecan), podem ser consumidos desde que haja moderação.

O que beber: sucos naturais, chás, muita água, e até duas taças de champagne e vinho nos dias de festa.

O que evitar: carnes gordurosas (tender, leitão, costela, etc.), frituras, salgadinhos, alimentos muito condimentados, embutidos, maionese, queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar, etc), massas com creme ou molhos cremosos (prefira molhos à base de tomate), creme de leite, catupiry, chantilly, refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso.

Quanto as bebidas alcóolicas, não precisa que lhe alertem que, por si só, são extremamente calóricas, o que irá lhe conferir um ganho de peso, independente, até mesmo, da alimentação que venha a utilizar. Sem falar nas consequências sociais, orgânicas e físicas provocadas por execesso de ingestão alcóolica.

Mas, não se esqueça, depois de ter lhe concedido duas semanas de liberdades, tão logo, comece o novo ano, retorne ou inicie as práticas alimentares saudáveis do dia a dia, ou seja, evite o consumo excessivo de gorduras e carboidratos simples (açúcar, doces, pão comum, batata, arroz branco), e aumente o consumo de alimentos como frutas, hortaliças, cereais integrais, dando preferências para carnes magras e laticínios desnatados.


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