NEWSLETTER
Assine nossa newsletter e receba nossas atualizações
Nome:
E-mail:
 
 
 
 
 
 

 MAU HÁLITO (Halitose)

Você já procurou observar se tem mau hálito? Você acha que não tem?
CUIDADO! Muitas vezes só quem percebe que você tem um mau hálito são as pessoas com quem você conserva ou aquela/ aquele que você beija.
É isso mesmo! Muitas vezes você nem sabe porque as pessoas não gostam de conversar muito perto de você ou mesmo de lhe beijar. A razão é seu MAU HÁLITO.
O Mau hálito é o mau cheiro proveniente de sua boca ou do seu nariz pela respiração.
Desde que o mundo é mundo, as pessoas se lamentam do mau hálito. Há uns 3,5 mil anos, o médico grego Hipócrates já prescrevia um bochecho de vinho com ervas aromáticas para melhorar o hálito. E um jovem fabricante de cosméticos, na velha Roma, ficou riquíssimo quando inventou e começou a produzir essência de hortelã para melhorar o hálito.
Esse problema é antigo e freqüente. Cerca de 60% de toda a população mundial (ou seja, em cada 10 pessoas, 06) tem ou teve mau hálito.
Uma das causas básicas do mau hálito, ou halitose, está relacionada aos molhos picantes que usamos na nossa alimentação. Após digerirmos alho ou cebola, por exemplo, o cheiro deles pode ser transmitido através de nosso hálito ou, até mesmo, recende de nossa pele ou vem do ar que expelimos dos pulmões.
Mas 90% daquele "bafo repulsivo, daquele mau cheiro que vem da boca" que muita gente é conseqüência dos restos de alimentos que comemos durante o dia, sem que tenhamos acesso ou tempo para escovar os dentes após cada refeição, mesmo aquele cafezinho do escritório. Minúsculas partículas de comida são acolhidas no intervalo dos dentes, das pontes ou dentaduras que usamos.
A bactéria que vive na boca e se banqueteia com os resíduos de comida que ficam entre os dentes é a primeira causa do mau hálito. Como ela fermenta, seus sub-produtos geram gás sulfúreo, e olhe só, esse gás é o mesmo gás presente no ovo podre. Essas bactérias gostam de se localizar na parte anterior da língua, criando aquele muco esbranquiçado que geralmente constatamos ao acordar pela manhã. É por isso que todos nós quando acordamos temos mau hálito.
Para nossa sorte, a natureza fez com que o corpo humano tivesse em nossas bocas sua própria defesa anti-bacteriana: a saliva.

O que fazer?

- Escove os dentes sempre que puder, principalmente após cada refeição. Passe um fio dental entre os dentes e depois bocheche fortemente (se quiser bochechar com uma pitada de bicarbonato de sódio, será mais eficiente)

- Depois gargareje para lavar a sua língua, especialmente a parte do fundo.

- Para aumentar a produção de saliva na boca, evitando o prejudicial ressecamento, mastigue uma goma de mascar qualquer (preferencialmente diet).

- Tenha uma alimentação rica em cenoura, maçã e outros alimentos fibrosos. Eles auxiliam na promoção de uma limpeza total na parte dos dentes que fica na linha das gengivas.

- Aqui vai uma dica para aqueles que querem diminuir o mau hálito oriundo de excesso de bebida ou do cigarro, procure bochechar três vezes ao dia com água e limão (sem açúcar ou dietéticos). O limão tem ácidos que anulam os odores típicos dessas substâncias.

- Beba muita água.

Visite seu dentista pelo menos duas vezes por ano.

Veja Outras Dicas:

» CASPA - SEBORREIA

» ALGUNS CONSELHOS PARA SUA COLUNA

» SOLUÇOS

» DOR DE GARGANTA

» GASES

» AMAMENTAÇÃO – CUIDADO COM OS MAMILOS

» IMPOTÊNCIA

» COMER BEM PRA FICAR INTELIGENTE

» BEBER LIQUIDO DURANTE A REFEIÇÃO ENGORDA ?

» GOIABA UMA BOA FONTE DE VITAMINA C

» ESPORTE CONTRA DEPRESSÃO

 


: : Copyright© 2009 - Vereador Dr. Fernando Dourado - Todos os direitos reservados : :