Clipping de Notícias

Pronunciamentos


Câmara Municipal de Belém


PRONUNCIAMENTO DO VEREADOR FERNANDO DOURADO DURANTE A 61ª SESSÃO ORDINÁRIA, REALIZADA EM 8 DE AGOSTO DE 2012.
1ª PARTE DA ORDEM Sr. PRESIDENTE - Em votação.
Com a palavra o autor do requerimento, vereador Fernando Dourado.
O Sr. FERNANDO DOURADO
- Senhor presidente, Srs. vereadores, funcionários
desta Casa, temos presenciado aqui, ao longo desses três anos e sete meses que estou nesta Casa, mentiras. Muitas mentiras. Mentiras em cima de mentiras. Promessas, falsas promessas feitas pelo prefeito, acompanhado por muitos de seus seguidores, os quais declaram aqui determinadas situações como normais, corretas, quando, na verdade, sabem que não são adequadas ao bem da população. Lamentavelmente, isso até parece que está virando moda, por que existem muitos outros governantes e representantes do povo, pelo Brasil afora, que estão usando da mesma estratégia. Muitos postulantes a cargos de administradores, de gestores e legisladores estão ganhando a simpatia e a preferência do povo através de falsas promessas. Eles enganam a população, dizem que vão fazer alguma coisa, com a maior cara de pau, e não fazem o que prometem e o que prometeram que iriam fazer.
Há pouco, eu falava em meu pronunciamento no horário das lideranças sobre algumas das muitas promessas feitas pelo Prefeito Duciomar nas duas campanhas em que concorreu para Prefeito de Belém e, até mesmo, durante seu mandato, inclusive, recentemente. Uma das mais recentes foi a promessa do prefeito que iria fazer o BRT desde Icoaraci até São Brás. Agora, passado poucos meses do anúncio dessa obra, sim, porque só este ano é que ele veio falar no BRT, parece que ele não falou nada. E eu digo isso porque ele já está falando em inaugurar o BRT em setembro agora, só que, ainda, não tem nada feito do Entroncamento a Icoaraci. Mas, quando ele anunciou o Projeto, agora em Janeiro passado, ele disse que ia fazer porque tinha de ser feito desde Icoaraci até São Braz e o Governo do Estado só ia fazer de Marituba até o Centro Comercial de Belém. Será que vai ser a mesma enganação daquela promessa feita em 2008 da nova Avenida Augusto Montenegro. Coitado desse povo de Icoaraci! Coitado! Porque tem sido enganado constantemente pelo prefeito Duciomar Costa. Ele prometeu. Encheu de placas a Augusto Montenegro em 2008, quando ele era candidato a prefeito, pela segunda vez, dizendo que iria fazer a nova Augusto Montenegro. E deu no que deu. A Avenida Augusto Montenegro está cada vez mais acabada, cheia de buracos, sem calçamento em que pese o trânsito cada vez maior naquela Avenida.
Mas, hoje, lendo O Liberal fiquei preocupado. Preocupado, mas, ao mesmo tempo, esperançoso. E já explico: O Liberal diz que agora existe uma pesquisa, feita nos Estados Unidos, por um grupo de cientistas americanos, que chegou à conclusão de que quem mente menos parece ser mais saudável. Então, fiquei preocupado, pois, se isso for verdade, muitos já estão para morrer e, ainda, não sabem, mas, fiquei esperançoso porque, em se confirmando essa pesquisa, pelo menos, espero que sirva de estímulo para as pessoas não mentirem tanto. Porque, se mentirem tanto, vão ficar doentes mais facilmente. De forma que estou pedindo a inserção dessa matéria nos anais desta CMB, na esperança de que sirva de estímulo para as pessoas não mentirem tanto, não procurarem enganar a população dizendo que vão fazer uma coisa e fazerem outra.
Fico imaginando o trabalho que o Prefeito Duciomar vai dar para cuidar dele depois que sair da prefeitura. Porque se é verdade que quem mente muito tem menos saúde, esse homem vai sair comprometido. Tem um risco de morte inimaginável, porque o que ele mentiu durante esses oitos anos, e mais um ano que antecedeu a posse dele como prefeito, é algo que já acabou com a saúde dele pelo resto da vida.
O indivíduo é eleito porque chegou à televisão e prometeu que se eleito ia fazer seis quilômetros de orla de Belém, ia construir uma maternidade com UTI Neonatal, ia construir uma nova Augusto Montenegro (Era, 2008, quando o governo passado vivia fazendo propaganda da NOVA SANTA CASA, que está aí até hoje para acabar, então eu acho que ele pegou corda e lançou à Nova Augusto Montenegro). Que, também não saiu. O Prefeito em sua campanha disse: "Se eleito for, vou construir a Avenida Belém, ligando a Ceasa ao Aurá". Não fez. Prometeu o Prefeito de Belém: "Se eleito for, vou aumentar o número de ônibus de graça para a população". Estão lembrados? Aqueles ônibus de graça que apareceram em 2008, ano da campanha para o segundo mandato do Prefeito, foi até motivo de uma ação na Justiça, porque existiam vinte ônibus circulando na cidade sem cobrar passagens. Pois bem, ele prometeu que iria aumentar. Só que, ao invés de aumentar o número de ônibus, ele acabou com os vinte que existiam. Quando foi candidato pela primeira vez, ele prometeu que iria acabar com essa história de estudante ter que enfrentar filas, chuva e sol para tirar o passe-livre, porque achava que aquilo era um abuso, um desrespeito, um ato desumano com os estudantes. Eu vi uma declaração dele num bate-papo em um chat de uma emissora de televisão de Belém. Pois bem, até hoje não fez nada para acabar com isso, pelo contrário, está pior. Até hoje os alunos, seus pais e, até mesmos, seus avós padecem para tirar o passe-livre em São Brás e são obrigados ainda a apresentar uma série de documentos.
Quer dizer, foi mentira em cima de mentira. Oito anos de mentira. Quase nove.
Então, está aqui. Agora tem essa pesquisa. Já sabe, se não parar de mentir, pode adoecer mais facilmente.
Peço que seja inserida nos anais desta Casa essa excelente matéria publicada hoje no jornal O LIBERAL, sob o título: Quem mente menos parece ser mais saudável.

Espero que com isso esses gestores e muitos que se dizem representantes do povo parem de mentir tanto para a população.

Muito obrigado!

OBSERVAÇÃO: O REQUERIMENTO FOI APROVADO POR UNANIMIDADE.

 

CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM

PRONUNCIAMENTO DO VEREADOR FERNANDO DOURADO DURANTE A 63ª SESSÃO ORDINÁRIA, REALIZADA
EM 21 DE AGOSTO DE 2012.

O Sr. PRESIDENTE - Pela liderança do PSD, com a palavra o vereador Fernando Dourado.

O Sr. FERNANDO DOURADO - Senhor presidente, Srs. vereadores, funcionários desta Casa, povo da galeria.

Eu queria deixar registrado, nos anais desta casa, a inauguração da Unidade de Tratamento do Câncer, no Hospital Barros Barreto. Essa unidade foi conquistada por nossa equipe, quando estávamos a frente da Secretaria de Estado de Saúde do Pará, ainda em 2003, no começo do 1º governo Jatene. Naquela oportunidade, e com o decisivo compromisso de apoio assumido pelo Gov Jatene, conquistamos autorização do ministério da Saúde para implementar 03 (três) novas Unidades para Tratamento do Câncer, uma em Santarém, outra em Tucuruí e outra no Hospital Barros Barreto. Lembro que até então, só um estabelecimento de saúde no Pará prestava esse tipo de atendimento, o Hospital Ofir Loyola. Hoje, a Unidade de Santarém já funciona no Hospital Regional e a do Hospital Barros Barreto passou a funcionar, agora.

Lembro que a saudosa Elisa Sá, juntamente, com o então reitor da UFPa, Alex Fiúza de Melo, foram pedir à Bipartite que permitisse a instalação dessa terceira Unacon no Hospital Barros Barreto. E, com o autorizo do Gov jatene, aquiescemos, considerando que funcionaria como centro de ensino, de capacitação para os recursos humanos necessários ao funcionamento dos demais centros, principalmente, no interior.

Inicialmente, a UFPa se comprometeu a custear as obras e o funcionamento da Unidade. Porém, não foi o que aconteceu e, já naquela época, mas, precisamente, em 2004, o governador Simão Jatene destinou três milhões de reais para as necessárias obras, pois, a Universidade, por alegada falta de recursos, não conseguia, nem mesmo, realizar a licitação para as necessárias obras.

Depois, ainda, antes de deixarmos o cargo de secretário de Saúde, a Dra. Elisa Sá pediu mais um milhão de reais para fazer uma parte laboratorial na unidade, o que daria a Unidade a condição de um centro de pesquisa, também. Mais uma vez recorremos ao governador Simão Jatene e ele autorizou o repasse solicitado.

Veio o governo do PT, liderado pela Ana Júlia, e não conseguiu fazer com que essa unidade funcionasse, durante os quatros anos de seu mandato. Mesmo sendo parceiro do governo federal, mesmo o partido dominando o governo federal, dominando o ministério da Saúde, dominando o Ministério da Educação, a quem está subordinado o Hospital Barros Barreto, não conseguiram viabilizar a Unidade de Tratamento do Câncer. E agora, com a volta de Simão Jatene ao governo do Estado, mais uma vez decisiva, a Unidade se tornou uma realidade.

Sim, o governador Jatene foi, mais uma vez decisivo para esse sonho se tornar realidade, porque, obra pronta, equipamento instalado há vários anos, a Unidade não funcionava porque a UFPa alegava não poder contratar recursos humanos para fazê-la funcionar e o grupo que governava nosso estado de 2007 a 2010, alegava que não tinha recursos para fazê-lo. Então o governador Simão Jatene chegou e, tomando conhecimento da situação, mandou contratar mais de cem funcionários, colocando assim a Unidade de Tratamento do Câncer do Hospital Barros Barreto para funcionar.

AGORA! O sonho virou realidade. Estive lá na semana passada, na inauguração, com o governador, e ficamos muito orgulhosos ao ver mais esse serviço à disposição da população de Belém e da Região Metropolitana de Belém. PARABÉNS! a todos que contribuíram para a concretização desse sonho.

Estamos apenas no aguardo do fim das obras de construção do banker de Tucuruí para inaugurar aquela terceira unidade, pois, em que pese o equipamento estar lá desde novembro de 2006, e, ainda, secretário, termos obtido a licença do Centro de Energia Nuclear para a construção, em dezembro de 2006, o governo passado, que passou quatro anos (2007 a 2010) administrando esse Estado, não conseguiu, nem mesmo, licitar a obra para a unidade de Tucuruí. Mas, tudo bem, a equipe do governo atual já está tocando a obra. Ela está em andamento, e esperamos que, até o fim de 2013, possamos inaugurar mais essa Unidade de Tratamento do Câncer, dessa feita em Tucuruí, para atender a região do sudeste do Estado.
Muito obrigado!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

: : Copyright© 2009 - Vereador Dr. Fernando Dourado - Todos os direitos reservados : :